hora certa

Rádio DRTV

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Os Benefícios do Trabalho Voluntário


Todo mundo pode ser voluntário - bastam disposição, boa vontade e comprometimento
Foto: Getty Images

Que tal viver mais e com mais saúde? A ciência comprova: quem faz um trabalho voluntário ganha muito em bem-estar e felicidade.

O que você faz bem pode fazer bem a alguém. Esse é o espírito do trabalho voluntário, que significa colocar à disposição da sociedade um talento nosso. Mas essa história, que já seria bonita se terminasse aí, vai além: as pessoas que atuam como voluntárias movidas pelo amor (e não para ganhar ponto no currículo, por exemplo) vivem em média quatro anos mais, segundo estudo da

Universidade de Michigan (EUA), e com melhor qualidade de vida, afirma o pesquisador americano Allan Luks, no livro The Healing Power of Doing Good (O Poder Curativo de Fazer o Bem, sem tradução para o português).

"Quem realiza pelo menos quatro horas de trabalho voluntário por mês tem dez vezes mais chances de ter uma boa saúde do que quem não voluntaria", disse Lukz. A explicação? O voluntário vivencia um poderoso sentimento de satisfação (em inglês, helpers high), resultado da diminuição do stress e da liberação de endorfinas, neurotransmissores que provocam sensação de felicidade. "A pessoa se sente valorizada, útil, com boa autoestima. Tudo isso por saber que tem algo para contribuir", explica a psicóloga Cleonice de Andrade (SC).

No caminho da solidariedade

Todo mundo pode ser voluntário - bastam disposição, boa vontade e comprometimento. Mas por onde começar? Por duas perguntas que você dirige a si mesma: o que eu sei fazer de melhor que me traz satisfação? E como posso utilizar minhas habilidades para ajudar a quem precisa? Enumere o que lhe traz bem-estar e os seus talentos, defina sua disponibilidade de tempo e então busque um trabalho que chame a sua atenção e seja coerente com os seus valores pessoais, ensina Cleonice. Mesmo quem tem pouco tempo pode encontrar formas de atuar. É o que fazem 67% dos voluntários brasileiros (dado de 2011 do Ibope) que trabalham fora em atividades remuneradas.

São inúmeros os benefícios do trabalho voluntário para quem o realiza:

· Melhora a saúde mental e física

· Cria novas amizades

· É um passatempo

· Proporciona prazer

· Mantém a pessoa ativa

· Desenvolve suas habilidades

· Permite adquirir novos conhecimentos

· Aumenta as chances de conseguir um trabalho pago.

Reportagem: Danielle Reis - Edição: MdeMulher

A Viva - Associação em Prol da Saúde no Estado de São Paulo, está recebendo novos cadastramentos para voluntários.
Inscreva-se, todas as áreas de atuação são bem vindas!
Envie:  
Nome, Telefone (se for cel., informar qual operadora), Email, Endereço, Área de Atuação 
para 
E-mail: vivaassociacao@hotmail.com

Sejam Bem Vindos!

Fique atualizado, leia:

Seguidores